Home » Notícias » Infração de 32 patentes leva Nokia a processar a Apple.

Infração de 32 patentes leva Nokia a processar a Apple.

nokia processa apple banner

O ano de 2016 definitivamente não está sendo bom para a Apple.

Depois de diversos processos enfrentados pela maçãzinha mais tecnológica do mundo, com alegações de problemas que supostamente atingem a tela do Iphone 6 e 6 Plus, a Apple encerra o ano com mais uma ação movida contra ela, e dessa vez, de uma das maiores empresas do mundo da tecnologia mobile: a Nokia. Mas é necessário entender como chegamos a mais essa fase na guerra das patentes, entenda abaixo por quê a Nokia processa a Apple:

A Nokia, multinacional finlandesa, começou a mover diversas ações legais contra a Apple em países como os Estados Unidos e a Alemanha. Esse movimento demonstra como o setor jurídico da Nokia está motivado a atacar a Apple, independente do continente.

A alegação para o processo, é o suposto uso de 32 patentes tecnológicas que a Apple faria uso, sem a compensação financeira, e autorização da Nokia.

A Guerra de patentes Nokia-Apple já chega a mais de 5 anos.

Quem acha que essa queda de braço começou agora está enganado.

Desde 2011, as empresas negociam, sem sucesso, o fim da maior guerra de patentes em tecnologia mobile já vista, nunca tendo conseguido chegar a uma instância que agradasse ambas corporações.

O diretor da Nokia, Ilkka Rahnasto, responsável por patentes da empresa, deixa claro o real motivo do processo entre as duas corporações: investimentos.

Ele alega que os anos e os recursos gastos em S&D (Pesquisa e Desenvolvimento), aonde a Nokia contribuiu com diversas criações de tecnologias, usadas inclusive em produtos Apple, custaram um investimento elevado, apesar de nunca terem dado um retorno real.

Ele defende que essas ações jurídicas são simplesmente uma forma da Nokia garantir seus direitos.

Mas existe uma reviravolta na história. Na última terça-feira (21), a Apple tinha dado começo a uma ação formal contra 3 empresas: Acacia Partners, Conversant (ambas empresas de licenciamento de patentes) e, claro, a Nokia.

A alegação da gigante estadunidense é que haveria uma tentativa de extorsão de dinheiro por parte das 3 empresas.

Elas estariam tentando aplicar taxas sobres inúmeras tecnologias criadas pela própria Apple, e não pela Nokia.

Para finalizar, a Nokia já deu fortes indícios que vai mover outras ações contra a Apple, em diferentes jurisdições.

Agora é esperar e ver qual será o resultado dessa nova fase de “guerra das patentes” entre as multinacionais.

E você, qual a sua opinião? A Nokia está certa de processar a Apple?

Deixe seu comentário abaixo.

About Vinícius