Home » Desenvolvimento » Android Aceita Aplicativos Escritos em C/C++

Android Aceita Aplicativos Escritos em C/C++

Está claro que uma das principais intenções do Google, é transformar o Android em uma Plataforma robusta para Games, por isso foram adicionados recursos ao Android SDK do Gingerbread que permitem aos desenvolvedores criarem ou migrarem aplicações construídas nas linguagens de programação C e C++.

Existem um quantidade enorme de jogos já construídos em tais linguagens e, no último post no blog do Google Android, está bem explicado sobre as facilidades no desenvolvimento eou adaptações de aplicativos para o Android. Leia o anúncio oficial:

“Nós trabalhamos duro para aumentar a utilidade do NDK para esta versão, porque vocês, os desenvolvedores que estão construindo aplicações diferenciadas, nos disseram o que precisavam. Esta versão é especialmente concebida para ajudar os desenvolvedores de jogos continuam com progressos, com Gingerbread e o NDK r5, que agora deve ser muito fácil de trazer jogos inteiramente escrito em C e C ++ para o Android com modificações mínimas.

Esperamos que as APIs publicadas pelo r5 também possam beneficiar uma ampla gama de aplicações multimedia, com acesso à uma reserva nativa de som e a capacidade de gravar diretamente em superfícies janela que, torna muito mais fácil a implementação de aplicações com áudio e vídeo codecs próprio, alcançado a máxima performance. Em suma, esta versão corrige muitos dos pedidos que temos recebido ao longo do ano passado, desde a primeira versão do NDK lançado”.

Esta iniciativa, assim como a disponibilidade do Flash, ajudará a atrair mais desenvolvedores que atualmente estão focados em criar aplicativos para desktop e web, e também para aumentar exponencialmente o número de aplicativos disponíveis para Android  aos usuários.

Umas das grandes vantagens em criar Aplicações Android com as linguages C/C++ é que você estará usando código nativo do Sistema Operacional, afinal de contas o coração do Android é baseado em um Kernel Linux.

Com isso fica evidente um aumento significativo de performance nessa aplicações, sendo que aquelas desenvolvidas no método tradicional, pois é utilizado a linguagem Java, e como você já deve saber, a linguagem precisa de uma máquina virtual para ser executado nos dispositivos…

O que você pensa sobre a iniciativa do Google em aceitar Apps C/C++ no Android? Comente!

Via ( Droid Free Apps )

About juniorlenny

Tem faculdade de Administração de empresas e Ciência da Computação, largou tudo para ajudar as pessoas sobre o sistema android.

10 comments

  1. Muito bom C/C++ nativo, me lembra do o uso do Clipper sobre o dbase III, quando o código é compilado muito mas rápido.

  2. Alguém sabe onde encontro um tutorial bom dessa linguagem com a referência para Android?

  3. Agora sim fiquei contente. Tenho muito mais experiência em C/C++ do que em Java (sem contar que odeio Java). 🙂

    • Como programador, posso dizer que a gente se acostuma com algumas linguagens, mas posso te dizer que o Google está ampliando o número de opções para Desenvolver Aplicativos Android, podemos citar: C/C++/C#, Java, Scala e outros.

  4. só por curiosidade eu tenho que sempre usar a API do Java com C++? 
    ou eu posso usar uma outra Api como o X11 ou SDL em conjunto com OpenGL?

    obrigado

  5. Olá, ótimo texto.
    Estou fazendo um trabalho e gostaria de saber se você dispõe de material sobre como criar um app para ligar a camera de celulares.

  6. É uma iniciativa muito importante! C++ é a linguagem mais poderosa (depois do assembly). Até então ela não possuia espaço na era mobille. Vamos ver se isso faz o jogo voltar ao normal 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*