Home » Dicas » Como proteger as informações contidas em meu smartphone?

Como proteger as informações contidas em meu smartphone?

Os telefones móveis e smartphones só se tornaram disponíveis amplamente faz poucas décadas, mas passamos a depender deles tão fortemente que é difícil lembrar o que fizemos antes de tê-los. Se você tem um smartphone, agora você tem um computador totalmente funcional em seu bolso ou bolsa. Isso é uma tremenda quantidade de informações literalmente ao seu alcance, e é informação que você não quer que caia em mãos erradas.

Riscos Comuns

Os riscos se dividem em várias categorias. Tire um momento para considerar cada uma delas para identificar onde você pode querer fazer alterações em seu telefone celular:

  • Perda do dispositivos e ladrão informações. Os telefones são pequenos e são fáceis de perder ou serem roubados em um momento de desatenção. Além dos custos de reposição, os telefones perdidos, roubados e “emprestados” levam o risco de roubo de informações. Os abusadores podem usar suas contas, listas de endereços, fotos e muito mais para enganar, prejudicar ou envergonhar você ou seus amigos, eles podem aproveitar senhas armazenadas para acessar e roubar seu dinheiro, obter acesso a material sensível e muito mais.
  • Caindo em golpes. As maiores ameaças móveis que provavelmente você enfrentará são projetadas socialmente. Quer se trate de um telefonema, mensagem de texto, imagem ou aplicativo para download, uma comunicação de entrada pode ser uma farsa, tentativa de phishing ou incluir links maliciosos.
  • As diretrizes para proteger a privacidade, segurança e reputação ao compartilhar através de computadores também se aplicam ao compartilhamento móvel – com duas adições. Os dispositivos móveis permitem a distribuição instantânea de informações e podem transmitir informações de localização.
  • Redes sem fio. Os smartphones são suscetíveis a malware e hackers ao utilizar redes públicas não seguras.

Passos simples para proteger seu smartphone e suas informações:

  1. Os smartphones precisam ser atualizados quando as correções de segurança são desenvolvidas. Embora os telefones básicos geralmente não sejam atualizados, os smartphones são essencialmente computadores e podem precisar de atualizações. Enquanto algumas atualizações simplesmente fornecem uma funcionalidade mais legal e recursos atualizados, outras corrigem vulnerabilidades críticas de segurança às quais você não deseja estar exposto. Seu provedor de serviços deve notificá-lo sempre que uma atualização estiver disponível; Ignore estes aviso por sua conta e risco.
  2. Softwares de segurança são uma obrigação para os usuários de smartphones. O mercado de malware móvel está crescendo – porque poucos usuários protegem seus dispositivos, eles são particularmente atraentes para hackers e cibercriminosos. As correções que os fabricantes de telefones fazem aos seus sistemas operacionais não os protegem de outros tipos de ataques de malware. A única proteção contra estes é usar o software de segurança móvel e mantê-lo atualizado. Muitos desses programas também podem localizar um telefone ausente ou roubado, backup de seus dados e até limpar remotamente todos os dados do telefone se for roubado.
  3. Minimize suas perdas e evite intrusões com um PIN de segurança. Esteja ciente de onde você coloca seu telefone e sempre o proteja com um único PIN ou senha – e nunca o padrão que veio com o dispositivo. Não compartilhe seu PIN ou senha com outras pessoas.
  4. Pense antes de clicar, baixar, encaminhar ou abrir. qualquer coisa. Antes de responder, registar, transferir ou fornecer informações, obtenha os fatos. Acesse a Internet para verificar fraudes, procurar a empresa ou o remetente, procurar taxas ocultas ou relatórios de malware associados à empresa ou remetente e verificar independentemente quaisquer reivindicações. Não importa o quão tentador o aplicativo, se o download não é de uma loja de aplicativos ou o site de uma empresa confiável.
  5. Compreenda os termos de uso. Algumas aplicações reivindicam direitos extensivos para acessar e alavancar suas informações pessoais. Afaste-se se o aplicativo que pedem mais acesso do que o necessário para executar seu serviço.
  6. Navegue com segurança. Muitos usuários de smartphones usam hotspots gratuitos para acessar dados (e mantêm os custos dos seus planos telefônicos baixos), mas você não consegue saber se essa rede é segura ou comprometida, portanto, não faça logon em contas, especialmente contas financeiras ao usar redes públicas sem fio. Uma outra dica é acessar sites que tenha um certificado SSL instalado nele – você pode identificar esse tipo de site pelo cadeado em seu navegador. Certificados SSL são emitidos por empresas como a 1&1.
  1. Faça backup das informações do telefone. Quantos números de telefone de amigos (ou familiares) você realmente sabe? Para muitos usuários, a única fonte de informação de contato para as pessoas é armazenada em seus telefones celulares. Isso faz com que a perda de um telefone seja dolorosa e potencialmente perigosa. Ao fazer backup de seus dados, você garante que você os tem – mesmo quando você estiver sem o telefone

 

Você confia que as informações que estão no seu aparelho são seguras?. Comenta ai…

About juniorlenny

Tem faculdade de Administração de empresas e Ciência da Computação, largou tudo para ajudar as pessoas sobre o sistema android.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*